ONCA - Organização Nacional de Conscientização Ambiental

Monday, May 21, 2007

Rios em torno do Parque Nacional do Iguaçu estão morrendo








































































A vazão do rio Iguaçu vem diminuindo nos últimos anos. A maior parte dos rios afluentes do Rio Iguaçu, na região do Parque Nacional do Iguaçu se encontra desprovido de suas matas ciliares. Isto facilita a erosão nas bordas dos rios, a sedimentação, assoreamento e a entrada de agroquímicos, diminuindo com isto, a riqueza da fauna e flora existentes nestes rios. O volume de água também é afetado, pois muitas nascentes morrem devido ao assoreamento e a sedimentação.
Devemos reavaliar o conceito de ganhar ou perder. Sempre que questionamos o porquê as matas ciliares não existem nestes rios, ouvimos respostas como: Se plantarmos a mata ciliar que a lei exige, perderemos nossas terras e com isto não teremos espaço suficiente para o plantio. A questão hoje é:
Ganhamos a terra no presente e perdemos a água no futuro ou perdemos a terra no presente para ganharmos a água no futuro?
Devemos reavaliar este sentido de perda e ganho, pois no ritmo e mentalidade que seguimos, não teremos para as próximas gerações, nem terra nem mesmo água.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home