ONCA - Organização Nacional de Conscientização Ambiental

Monday, May 21, 2007

Populações Tradicionais e a Flora







É algo realmente fascinante como as antigas populaçoes do Brasil utilizavam a nossa flora. Esta planta é conhecida como cará-do-mato (Dioscorea sp.). Trata-se de uma trepadeira que apresenta um grande tubérculo muito apreciado por cateto (Tayassu tajacu) e queixada (Tayassu pecari).
Algumas espécies do gênero Dioscorea possuem uma substancia conhecida como diosgenina, que é a matéria prima para a síntese de progesterona (hormônio feminino produzido naturalmente pelo corpo-lúteo, nos ovários, sob o estímulo do LH hipofisário, na segunda metade de cada ciclo ovariano). A fórmula do progesterona natural é C21H30O2 e a da diosgenina é C27H42O3. Devido a esta semelhança, cientistas podem fazer um rearranjo de átomos na diosgenina, produzindo com isto, um progesterona sintético.
Esta substancia é utilizada na produção de anticoncepcionais.
Os antigos habitantes do Brasil já utilizavam estas espécies vegetais para o controle da natalidade a milhares de anos. Somente na década de 70 descobriu-se esta substancia para a comercialização de anticoncepcionais.
É importante preservar e respeitar os conhecimentos das antigas populações tradicionais, pois temos muito a aprender com elas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home