ONCA - Organização Nacional de Conscientização Ambiental

Saturday, June 09, 2007

Carpinteiro do campo no PNI




Carpinteiro do campo - Colaptes campestris

A relação entre os pica-paus e as árvores é mais um exemplo positivo de dependência entre espécies. Se para o pica-pau a árvore fornece alimento na forma de ovos ou larvas de insetos, para as árvores o pica-pau é como um enfermeiro, que extrai pragas e ajuda a manter a saúde! (Ciro Porto)

Características físicas: espécie grande, terrícola, inconfundível pela sua coloração; peito anterior, lados da cabeça e do pescoço amarelos; o dorso e a barriga esbranquiçados, com faixas pretas transversais. Mede cerca de 30 cm de comprimento. O macho tem uma faixa avermelhada de cada lado da cabeça.
Alimentação: come insetos, principalmente formigas e cupins. A secreção de sua glândula mandibular é como uma cola que faz com que a língua funcione como uma vara de fisgo para capturar os insetos.
Biologia e comportamento social: vive em casais e, às vezes em pequenos grupos. Terrícola, costuma capturar insetos no solo, mas ao se sentir ameaçado procura árvores ou grandes pedras para se proteger.
Reprodução: faz o ninho em troncos ocos, cupinzeiros e buracos. A postura é de três a quatro ovos e, macho e fêmea fazem a incubação. Ao nascer, os filhotes são alimentados com insetos regurgitados. Habitam campos e cerrados.
Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home