ONCA - Organização Nacional de Conscientização Ambiental

Monday, June 11, 2007

Plantas exóticas no Parque Nacional do Iguaçu


Família Zingiberaceae
Hedychium coronarium Koehne
Nome popular: Lírio-do-brejo, White ginger lily.

Gênero com cerca de 40 espécies originárias da Ásia, muitas crescendo no alto de montanhas, indicando tolerância a baixas temperaturas.
Planta rizomatosa, crescendo em touceiras, alcançando 2 metros de altura. Possui folhas coriáceas alongadas e as inflorescências, com flores brancas e perfumadas, são formadas quase o ano todo. Propaga-se por divisão de touceira acompanhada pelo rizoma. O exemplar da foto foi encontrado no final do Circuito Inferior, no Parque Nacional del Iguazú, Argentina.

Família Moraceae
Ficus auriculata Lour.
Sinonímia: Ficus macrocarpa H. Lev. & Vancot., Ficus roxburghii Wall. Ex Miq.
Nome popular: Figueira-de-jardim, Higuera de Roxburgh, Elephant ear fig tree.

O gênero Ficus possui por volta de 800 espécies.
Árvore decídua, dióica, originária da Índia, Himalaia, sul da China, Tailândia e Vietnã, alcançando 10 metros de altura. Possui folhas simples com bordas onduladas. O fruto trata-se na verdade de uma infrutescência, onde o receptáculo se atrofiou, fechando-se sobre os numerosos frutículos que confundimos com sementes, encontradas no interior do figo. Propaga-se por alporques já que no Brasil não produz sementes viáveis.
A vespa que realiza a polinização desta espécie é a Ceratosolen emarginatus Mayr. O exemplar da foto foi encontrado próximo a Jungle Explorer, no Parque nacional del Iguazú, Argentina.

Família Balsaminaceae
Impatiens walleriana Hook.f.
Sinonímia: Impatiens sultani Hook.
Nome popular: Maria-sem-vegonha, Busy lizzy

Herbácea originária da África, de rápido crescimento. Prefere ambientes com muita umidade e calor mas é bastante tolerante ao frio. Multiplica-se por sementes e estacas. É facilmente encontrada nas passarelas das Cataratas do Iguaçu.




0 Comments:

Post a Comment

<< Home