ONCA - Organização Nacional de Conscientização Ambiental

Monday, June 11, 2007

Jacutinga no PNI



Jacutinga (Pipile jacutinga) - família Cracidae

A jacutinga mede de 63 a 74 cm, pesando entre 1,1 e 1,4 kg. Tem plumagem geral preta, com a região da coroa, nuca, anel perioftálmico e coberteiras das asas brancas. A base da garganta é azul e apresenta uma barbela vermelha, enquanto a região do peito é salpicada de branco. Habita florestas primárias e secundárias em bom estado de conservação, geralmente perto de cursos d’água, ocupando o extrato alto, onde pousa nos galhos das árvores aos pares ou em pequenos grupos. Desce ao chão para apanhar frutos, especialmente os da palmeira-juçara (Euterpe edulis - Arecaceae). Constrói um ninho em forma de plataforma com gravetos e raízes, onde ocorre a postura de dois a três ovos que são incubados durante 28 dias por ambos os consortes.
Alimentação: principalmente frutos e sementes de Euterpe edulis (Arecaceae), Cecropia (Urticaceae), Ficus (Moraceae), Psidium e Myrcia ( Myrtaceae).
As populações desta espécie declinaram severamente devido à pressão de caça sofrida, em especial, no início e na metade do século XX. Além disso, ela apresenta grande dependência de hábitats florestados primários, os quais têm sofrido fragmentação e isolamento. Atualmente conta com populações concentradas no leste do Estado, ao longo da Serra do Mar, havendo a possibilidade de existência de pequenas concentrações em outras regiões.

O texto foi reproduzido na íntegra do Livro Vermelho da Fauna Ameaçada no Estado do Paraná.


Estados onde ocorrem a espécie




Áreas no Paraná de ocorrencia da espécie

0 Comments:

Post a Comment

<< Home