ONCA - Organização Nacional de Conscientização Ambiental

Saturday, July 14, 2007

Plantas exóticas no Parque Nacional do Iguaçu


Família Lythraceae
Lagerstroemia indica L.
Nome popular: Resedá, Crape myrtle, Pride of India.
O gênero Lagerstroemia possui por volta de 50 espécies originárias do sul e leste asiático e norte australiano.
A espécie Lagerstroemia indica é uma árvore decídua, de pequeno porte, originária da China, alcançando 5 metros de altura. Possui folhas simples, decíduas e opostas. Floresce nos meses de novembro a fevereiro com inflorescência densa e flores trímeras, com cores variadas que vão desde branco, rosa-claro ou escuro a arroxeado. Frutos deiscentes com sementes aladas. Propaga-se por estacas e por brotos na base do tronco. O exemplar da foto foi encontrado próximo a Escola Parque, no Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.

Família Iridaceae
Crocosmia x crocosmiiflora (Lemoine) N.E. Br.
Nome popular: Estrela-de-fogo, Montbretia.
O gênero Crocosmia possui sete espécies originárias da África do Sul.
Herbácea perene, alcançando 80 cm de altura. Este híbrido foi produzido primeiramente na França por volta de 1880. Cresce principalmente em áreas abertas como beiras de estradas e terrenos baldios. Floresce nos meses de dezembro a janeiro. Propaga-se por bulbos. O exemplar da foto foi encontrado próximo à entrada do Parque Nacional del Iguazú, Argentina.

Família Fabaceae - Caesalpinioideae
Cassia fistula L.
Nome popular: Cássia-fistula, Chuva-de-ouro, Golden shower tree.
Árvore decídua, originária da Índia, alcançando 15 metros de altura. Possui folhas compostas paripanadas e os folíolos são de ovados a lanceolados. Floresce nos meses de setembro a outubro e as flores amarelas são pentâmeras e atraem abelhas e borboletas. Propaga-se por sementes. O exemplar da foto foi encontrado próximo a Escola Parque, no Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.

Família Euphorbiaceae
Ricinus communis L.
Nome popular: Mamona.
Planta perene, originária do Continente Africano, de porte arbustivo. Possui folha palminérvea. Propaga-se por sementes. Planta considerada medicinal, sendo utilizada como anestésica, vermífuga, purgativa e antiinflamatória. As sementes contêm ricina e ricinina, que são ambas tóxicas para o homem. O óleo extraído das sementes é usado como lubrificante para motores de alta rotação. O exemplar da foto foi encontrado no Aeroporto Internacional de Puerto Iguazú, Argentina.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home